O que fazer em Trancoso: uma lista completa para você aproveitar suas férias como ninguém

Trancoso é um dos destinos mais cobiçados do litoral brasileiro. Com seu clima despojado e ao mesmo tempo sofisticado, o vilarejo conquista visitantes de todos os cantos do mundo que muitas vezes acabam tão apaixonados, que nunca mais conseguem partir – como aconteceu com a Bahia Homes, mas essa história a gente deixa para um próximo post.

 

O que fazer em Trancoso
Quadrado de Trancoso

Entre paisagens selvagens, um centrinho charmoso cheio de bares e restaurantes e uma cultura extremamente hospitaleira, Trancoso oferece infinitas possibilidades de programas a qualquer hora do dia. Se você está com viagem marcada para lá, veio ao lugar certo, pois agora te passamos um guia completo com tudo o que tem para fazer em Trancoso!

Praia, praia e mais praia

O que fazer em Trancoso

 

Não é de se espantar que com tantas praias lindas, selvagens e ainda inexploradas, o melhor mesmo para se fazer em Trancoso seja aproveitar o sol e o mar. Além das praias mais famosas como Rio da Barra, Nativos, Itapororoca e Coqueiros, também existem outros destinos imperdíveis nas proximidades, a exemplo das paradisíacas Praia do Espelho, Caraíva e Corumbau.

Uma ótima opção é fazer o percurso até as praias vizinhas de barco. O passeio é lindo e faz paradas em vários pontos interessantes e pouco conhecidos.

Outra dica para os mais aventureiros é fazer a trilha que leva até as praias do Espelho e Caraíva. A caminhada dura quase o dia inteiro, e você pode optar por passar a noite no destino ou voltar para Trancoso de táxi ou barco.

Para ver a lista completa das melhores praias da região, acesse esse post.

Passeio a cavalo

O que fazer em Trancoso

 

Nada melhor do que um passeio a cavalo para explorar a natureza de Trancoso. São várias as opções de rotas e trilhas para fazer sozinho ou com guia. Essa aliás é uma ótima atividade para os pequenos, que podem inclusive se aventurar em práticas de montaria durante as férias.
Veja aqui outras atividades para fazer com crianças em Trancoso!

 

Passeio de bicicleta pela praia

Outra atividade que tem ficado cada vez mais popular entre turistas e moradores de Trancoso é o passeio pelas praias de bicicleta. As bikes são próprias para o terreno e essa é uma ótima forma de explorar a região sozinho ou na companhia da família e amigos.

 

Curtir o Réveillon mais badalado do Brasil

 

O Réveillon de Trancoso já é considerado por muitos o melhor do Brasil. Durante a semana do ano novo, milhares de pessoas de todos os cantos do mundo viajam para o pacato vilarejo, transformando-o em um dos destinos mais badalados do sul da Bahia. Desde as famosas festas organizadas pela Haute, como a Welcome Trancoso, à disputada Festa do Taípe, não faltarão opções para se divertir com a família e com os amigos durante a temporada.

 

Jogar Golfe

 

O que fazer em Trancoso
Casa para alugar dentro do Condomínio Terravista Golf

 

Você sabia que Trancoso é sede de um dos maiores campos de golfe da América Latina? Localizado no topo das falésias, o Terravista Golfe Course fica dentro do exclusivo complexo Terravista e oferece aos seus jogadores vistas impressionantes do oceano. Os hóspedes do Condomínio Terravista também desfrutam de outras facilidades como piscina, quadras de esporte, bares, restaurantes e pista de pouso privativa.
A Bahia Homes possui diversas propriedades para aluguel de temporada e venda no condomínio. Veja aqui o nosso portfólio completo.

 

Passear pelo Quadrado

 

O Quadrado é o centro histórico e o coração da cidade. É lá que ficam a famosa Igrejinha de São João Batista, as casas coloniais coloridas e os melhores bares, restaurantes e lojas da região.
No final da tarde, não tem pra ninguém, é no Quadrado que todo mundo se encontra para jogar conversa fora, passear, tomar um drink ou apenas curtir a paisagem. As crianças também têm diversão garantida, já que todas as tardes rola uma partida de futebol no campinho em frente a igreja.
Conheça mais sobre esse símbolo de Trancoso aqui e veja também a nossa seleção com as melhores casas para alugar por lá.

 

Passeio de barco

Uma das atividades mais deliciosas de Trancoso é explorar as praias da região de lancha. O passeio leva os convidados para verem as icônicas falésias, conhecerem as praias vizinhas e mergulhar nos corais.

 

Conhecer a cultura através das festas regionais

Festa de São Brás, no Quadrado
Festa de São Brás, no Quadrado

 

Fundado por jesuítas há mais de 400 anos, Trancoso é um dos vilarejos mais antigos do Brasil. Quem quiser conhecer e se encantar ainda mais pela cultura local, não pode deixar de participar de algumas das festas tradicionais que acontecem no Quadrado. No dia 20 de janeiro por exemplo, ocorre a Festa de São Sebastião, já no dia 2 e 3 de fevereiro tem a Festa de São Brás, quando os nativos celebram ao som de samba de couro o dia do santo de mesmo nome.
Outro evento imperdível para quem gosta de cultura e tradição é a Festa de São João, em junho, talvez a mais celebrada na região, com feriado decretado e muita festividade programada para todos os dias.

 

Praticar caiaque no Rio Trancoso

Percorrer o Rio Trancoso de caiaque é uma forma deliciosa de explorar a natureza local. O passeio passa pelo interior da Mata Atlântica até desembocar nas praias dos Nativos e Coqueiros.