8 dicas para um turismo sustentável no sul da Bahia

Existe coisa melhor que viajar para um paraíso natural? Aqui na Bahia Homes, queremos te recepcionar com o melhor que o sul da Bahia tem a oferecer. Por isso, um dos nossos pilares é a sustentabilidade.

Sabemos que nossos destinos são lugares frágeis, com natureza quase intocada. E, para aproveitar essas praias paradisíacas, paisagens deslumbrantes e ter uma experiência única, precisamos fazer a nossa parte. Isto é, preservar nossa fauna, flora e águas cristalinas; minimizar o impacto por onde passamos; e respeitar a comunidade local que nos recebe sempre de braços abertos.

Turismo sustentavel sul da bahia

Esses ingredientes são essenciais para tornar a viagem inesquecível e o destino sempre vivo. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir o sul da Bahia de forma sustentável e em harmonia com a natureza. Olha só:

1- Carregue sempre uma garrafinha térmica, copo ou canudo reutilizável e ecobags

A ideia é reduzir o uso de embalagens descartáveis que, além de gerar um lixo desnecessário para o meio ambiente, pode acabar em locais que prejudicam a vida marinha ou deixam a paisagem mais feia.

2- Dê preferência para empreendimentos locais, éticos e sustentáveis

Turismo sustentavel sul da bahia

O sul da Bahia está cheio de restaurantes com a autêntica comida típica da região, espaços culturais com dança, arte e música. Além de enriquecer sua viagem, experimentar novos sabores e vivências, você colabora com a cultura e a economia local aumentando as chances de ela permanecer viva por muito mais tempo.

3- Respeite a cultura e o patrimônio local

Com o clima hospitaleiro do sul da Bahia, essa dica fica fácil de praticar. E nada melhor que entender e conhecer a cultural local para aprender a respeitá-la. Converse com os locais, conheça a história, tradições e entenda a importância cultural da região. Demonstrar um interesse genuíno e colaborar com a manutenção das tradições e dos patrimônios não só deixa sua viagem mais interessante como também preserva o destino para que, quando você voltar, ele esteja do jeitinho que você o deixou.

Turismo sustentavel sul da bahia

4- Cuidado ao comprar certos tipos de lembrancinhas e souvenirs

É importante incentivar o artesanato local, porém evite comprar lembrancinhas feitas de materiais que possam ter causado danos à natureza. Um exemplo são as lembrancinhas de conchas, que muitas vezes são retiradas aos montes do mar quando ainda estão jovens e com o molusco dentro. Esse tipo de atitude leva a um desequilíbrio no ecossistema da região e contribui para a destruição do paraíso que você está visitando.

5- Não pise nos corais

Turismo sustentavel sul da bahia

Muitas pessoas não sabem, mas os corais são seres vivos. Às vezes, quando estão mais perto da areia, eles ficam ainda mais parecidos com rochas, por isso é preciso tomar cuidado. Nunca, em hipótese alguma, pise nos corais. Se tiver dúvida, pergunte a algum local ou guia sobre como aproveitar o passeio sem prejudicar esses seres tão importantes para o ecossistema da região.

6- Evite passar repelente e protetor para nadar nas piscinas naturais

Você pode procurar opções de protetores naturais ou biodegradáveis ou, ainda, fazer a atividade quando o sol estiver mais ameno. Todo mundo ama aquelas águas cristalinas e devemos fazer nossa parte para que ela continue assim. Além disso, esses produtos prejudicam a fauna aquática, levam a deformações e mortes dos corais, branqueamento dos recifes, intoxicam peixes, algas e outros animais.

7- Recolha seu lixo e sempre descarte-o no local adequado

Turismo sustentavel sul da bahia

Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar. Outra dica é carregar uma sacolinha (de preferência biodegradável ou reutilizável) nos passeios em praias mais remotas, onde encontrará poucas pessoas, barraquinhas e locais para jogar o lixo.

8- Respeite a fauna e a flora local

Evite retirar pedras, plantas e animais para levar consigo ou mesmo para tirar fotos. O melhor que você pode levar do sul da Bahia são as memórias e as experiências que vivenciou.

Como diz um velho ditado: “Da natureza nada se tira, além de fotos. Nada se deixa, além de pegadas. E nada se leva, além de lembranças.”

Lembre-se que um dia você pode voltar (esperamos que sim!) e trazer amigos, família ou, quem sabe, filhos e netos que também merecem aproveitar tudo que você vivenciou no sul da Bahia. Preserve hoje para aproveitar sempre!

Turismo sustentavel sul da bahia