As histórias por trás das casas do Quadrado: o inesquecível Seu João Alves

O Quadrado não é apenas o lugar mais charmoso de Trancoso, ele é também o mais histórico. Foi ali que nasceu e se desenvolveu a cultura e tradição desse que é um dos vilarejos mais característicos da Bahia.

Quem hoje passeia pelo Quadrado e se encanta com o cenário simples e tranquilo, que tem como plano de fundo a Igreja de São João Batista, o campinho de futebol e as casas coloniais coloridas, mal imagina que o lugar foi palco de personagens importantes que ajudaram a moldar a história do vilarejo. Um desses moradores, talvez o mais célebre deles, foi Seu João Alves.

 

Casa no Quadrado
Quadrado

Mas antes de te explicar quem foi Seu João, temos que te contar um pouco sobre a origem de Trancoso e por que ela é tão singular.

*Você sabia que muitas das casas do Quadrado, inclusive a de Seu João Alves, estão disponíveis para aluguel de temporada? Essa é a melhor opção para quem não abre mão de aproveitar todo o charme e tranquilidade de Trancoso e ainda estar a poucos minutos das melhores praias da região. Veja aqui a nossa lista completa de imóveis no Quadrado.

 

A Origem de Trancoso

Trancoso é um dos vilarejos mais antigos do Brasil, ele foi fundado pelos jesuítas ainda em 1583. Apesar da longa existência, o lugar se manteve praticamente isolado do resto do mundo, sem eletricidade, estrada ou qualquer infraestrutra até 1970, quando um grupo de hippies ali chegou, se apaixonou e resolveu ficar.

Os moradores, em sua maioria pescadores e fazendeiros, contrariando qualquer probabilidade, gostaram dos visitantes e os receberam com entusiasmo. Foi esse encontro e fusão de culturas, tradições e sabedorias tão distintas, em um lugar paradisíaco e isolado pela mata, que ajudou a moldar a atmosfera de Trancoso.

Quem visita Trancoso hoje em dia, se impressiona que um lugar tão simples possa oferecer tanta diversidade, conforto e modernidade.

Casa no Quadrado
O campinho de futebol do Quadrado de Trancoso

 

Seu João Alves

No começo do século XX, quando Trancoso era ainda apenas um vilarejo de pescadores isolado, uma das famílias mais importantes dali era a “Alves”. Fazendeiros, eles também eram reconhecidos pela alegria e pela musicalidade, que parecia ser passada de geração em geração. Entre os Alves, um se destacava: Seu João, dançarino nato e organizador das melhores festas do vilarejo!

Com sua mulher Carmosina, João Alves morava um pouco afastado do centro, mas mantinha uma casa no Quadrado para dias de festas. Os locais já sabiam: quando o Seu João Alves chegava, chegava a festa. Todo o vilarejo se reunia na casa de Seu João e Carmosina para dias de festas sem fim, sendo a mais famosa, a festa de São Sebastião, celebrada até hoje.

Casa no Quadrado
O Quadrado a noite

 

O Zé Barbudo

Antes de falecer aos 84 anos e deixar saudades nos demais moradores de Trancoso, Seu João vendeu a casa no Quadrado para o Zé Barbudo, um sujeito inteligente, esperto e bom conversador que era casado com sua neta.

Zé Barbudo também adorava música e abriu logo um bar em Trancoso, que virou ponto de encontro oficial entre locais e hippies. Quem chegava de fora, trazia para o Zé conhecer os melhores discos da época e o estabelecimento só tocava música boa, como Gilberto Gil, Rolling Stones, Jimmy Cliff e tantos outros. Não demorou muito e o Bar do Zé Barbudo se tornou o melhor e mais animado dos anos 70, um local para se encontrar, aproveitar a vida e discutir arte, política, arquitetura, amores e cultura. Um lugar que representava com maestria a transformação que acontecia em Trancoso.

O Bar do Zé Barbudo e a Casa de Seu João Alves existem até hoje em Trancoso e pouca gente sabe da importância desses lugares na construção da atmosfera do vilarejo.

 

Casa no Quadrado

 

A Casa do Seu João Alves

Hoje, a antiga casa de Seu João Alves está disponível para aluguel de temporada e é uma das mais aconchegantes do nosso portfólio. Com móveis rústicos, muito arejada e cercada pela natureza, ela tem decoração assinada por Wilbert Das, um renomado designer holandês.

Os terraços, as cadeiras e sofás de madeira com almofadas brancas formam um ambiente que encanta e envolve os hóspedes pelo bom gosto e aconchego. A sala de estar, com vista para o Quadrado é um dos pontos alto. No desgin e na decoração estão presentes outros tantos detalhes que recontam a história do pequeno vilarejo de pescadores.

 

 

 

Para mais informações e valores da casa do Seu João Alves, visite o nosso site ou entre em contato pelo e-mail raulstreet@bahiahomes.com.br ou telefone +55 (73) 99983 1212.