Conheça os melhores restaurantes de Trancoso

Trancoso se firmou com um dos destinos mais charmosos e autênticos do litoral baiano. Todos os meses, centenas de turistas nacionais e internacionais desembarcam no vilarejo em busca de sua atmosfera tranquila, natureza exuberante e aquele acolhimento que só a Bahia tem. Mas quem chega em Trancoso também se surpreende com um cenário gastronômico rico e eclético, com restaurantes maravilhosos que servem desde pratos regionais que imprimem a originalidade e tradições do vilarejo, à receitas internacionais com ingredientes de primeira.

Uma jornada pelos melhores restaurantes de Trancoso é parte essencial de uma viagem ao vilarejo. Por isso, compartilhamos com vocês agora uma lista dos principais restaurantes, aqueles que você não pode deixar de conhecer durante uma visita à Trancoso.

Não se esqueça de reservar a sua mesa com antecedência, pois esses restaurantes têm grande procura, principalmente durante a alta temporada. Hóspedes da Bahia Homes contam com o suporte integral de nossa equipe de concierges, que, além de fazer as reservas nos bares, restaurantes e beach clubs, também indica os melhores passeios e atividades na região. Fale com um consultar Bahia Homes e conheça nossos serviços e casas de temporada em Trancoso.

OS CLÁSSICOS DE TRANCOSO

 

Restaurante Capim Santo

Restaurantes Trancoso
Crédito das fotos: Restaurante Capim Santo

Localizado em uma rua sem saída na entrada do Quadrado, o Capim Santo é um dos restaurantes mais tradicionais de Trancoso. Inaugurado em 1985, em um dia de Santo Reis, o local é hoje um dos principais atrativos gastronômicos do vilarejo.

Fundado por um casal de biribandos da primeira leva de viajantes a redescobrir Trancoso na década de 70, atualmente o Capim Santo é comandado pela filha do casal, a renomada chef Morena Leite.

O restaurante serve pratos leves e saudáveis com muitos ingredientes locais. As receitas são originais e têm como base principalmente peixes e frutos do mar. Não deixe de provar os camarões no curry thai com leite de coco e o badejo com crosta de azeitonas pretas e leito de espinafre.

Endereço: R. do Beco, 55 – Quadrado | Horário de Funcionamento: a partir das 7pm.

Restaurante Maritaca

Melhores restaurantes
Crédito das fotos: Restaurante Maritaca

Com cores alegres e decoração charmosa, o Maritaca é parada obrigatória para quem visita Trancoso. O restaurante oferece desde pizzas de borda fininha super saborosas, à pratos diversos como massas, carnes, frutos do mar e risotos. As sobremesas também são divinas, com o suflê de goiabada prometendo deixar as lembranças das férias em Trancoso ainda mais doces.

Com um forno a lenha bem no centro do salão e grandes janelas com vista para a tranquila Praça Shopping Canto Verde, ao lado do Quadrado, o ambiente do Maritaca é um dos pontos altos do local. A equipe, formada por funcionários com mais de 20 anos de casa, garante uma experiência intimista e acolhedora.

Endereço: R. do Telégrafo, 388 | Horário de Funcionamento: a partir das 6pm

Restaurante O Cacau

Melhores Restaurantes trancoso
Crédito das fotos: Restaurante O Cacau

Localizado no final do Quadrado, ao lado da igrejinha de São João Batista, O Cacau é parada obrigatória em Trancoso. O estabelecimento fica situado em um amplo terreno repleto de mata nativa e oferece um ambiente charmoso e sofisticado que vai além da experiência gastronômica.

O Cacau é comandado pela soteropolitana Dora Miranda, que se mudou para Trancoso na década de 80. Dora inaugurou o restaurante em 1999, que rapidamente se tornou um dos clássicos do vilarejo baiano.

Restaurantes trancoso

Não deixe de provar a casquinha de siri tradicional com farofa de dendê, para entrada, e o camarão com arroz na folha de bananeira e leite de coco. Simplesmente divinos.

Endereço: Praça São João Batista Quadrado | Horário de Funcionamento: a partir das 14h.

Restaurante Uxuá

Restaurantes trancoso
Crédito das fotos: Restaurante Uxuá

Camuflado entre as casinhas históricas e a vegetação do Quadrado, o Uxuá passa quase desapercebido pela maioria dos transeuntes, mas não se engane: este é um dos restaurantes mais bacanas de Trancoso.

Quem comanda a cozinha é o chef Érico Dias, responsável por uma culinária cheia de brasileira, mas com tecnicas tradicionais da cozinha francesa. Os pratos são feitos com “muita habilidade e amor”, como a própria equipe gosta de descrever e entre os carros-chefe estão o risoto de manga com camarões flambados na cachaça e crocante de coco assado; polvo com arroz vermelho, pimentões, molho de ostra e páprica defumada.

O atendimento excepcional da equipe, aliado ao ambiente aconchegante e decoração impecável que é marca registrada do Uxuá completam a experiência.

Endereço: Praça São João Batista Quadrado | Horário de Funcionamento: a partir das 13h

PARA UM ALMOÇO TRANQUILO NO QUADRADO….

 

Restaurante Silvana & Cia

Restaurantes trnacoso
Crédito das fotos: Restaurante Silvana e Cia

Localizado em uma das casinhas históricas do Quadrado, o restaurante Silvana & Cia é um dos mais antigos da vila, funcionando no mesmo local desde 1981.

Comandado pela chef Silvana, nativa de Trancoso, as mesas do restaurante ficam dispostas debaixo de uma bela amendoeira, oferecendo o cenário ideal para aquele almoço descontraído sem hora para acabar ao lado da família e dos amigos.

O carro chef do restaurante são as moquecas, que servem duas pessoas, assim como o famoso peixe na folha de bananeira, mas há muitos outros sabores a serem explorados.

Endereço: Praça São João Batista, 150 – Quadrado| Horário de Funcionamento: a partir do meio dia.

Restaurante Rabanete

Restaurantes trancoso
Crédito das fotos: Restaurante Rabanete

Simples e informal, o Rabanete (antigo “Portinha”) é um dos clássicos de Trancoso. Localizado no Quadrado, aqui a refeição é degustada debaixo das sombras das árvores enquanto se observa a vida acontecer no centrinho de Trancoso.

Restaurante por quilo com pratos preparados no fogão à lenha, o Rabanete é perfeito para um almoço rápido e descontraído. Além da seleção de pratos quentes, também há uma enorme variedade de doces. Não deixe de prová-los.

Endereço: Praça São João Batista, 308 – Quadrado | Horário de Funcionamento: todos os dias a partir de meio dia.

PARA UMA EXPERIÊNCIA SENSORIAL…

 

Restaurante Floresta

restaurantes trancoso
Crédito das fotos: Restaurante Floresta

Inaugurado em 2019, o Floresta é o mais novo empreendimento de Fernando Droghetti, proprietário do Jacaré. Localizado em meio a uma floresta de seringueiras de 400 hectares, em Rio da Barra, o Floresta propõe uma experiência sensorial muito além da gastronômica.

As mesas ficam dispostas debaixo das copas das árvores e ao redor há diversos elementos a serem explorados pelos convidados, como redários, molduras penduras e áreas de descanso. A cozinha é 100% brasileira e comandada pela chef Jandira, parceira de Jacaré há muitos anos.

O restaurante abre apenas três dias na semana, servindo cada dia um prato, e funciona somente mediante reserva. Sexta-feira é dia de bobó de camarão; sábado de feijoada e domingo de pernil.

Endereço: Rio da Barra | Horário de Funcionamento: somente sexta, sábado e domingo a partir das 2pm.

Tartarugas Bar e Restaurante

restaurantes trancoso
Crédito das fotos: Tartaruga Bar e Restaurante

Localizado dentro do Condomínio Terravista, no alto das falésias, o Restaurante Tartarugas é o destino certo para aqueles que querem emendar um dia de praia com um almoço gostoso à beira mar, já que o estabelecimento também funciona como beach club.

A visão panorâmica para o mar da Bahia, a brisa suave constante e o atendimento acolhedor, prometem uma experiência maravilhosa.

O Tartarugas Bar e Restaurante abre às 11 am e funciona somente mediante reserva.

Endereço: Estr. de Trancoso, km 18 Condomínio Terravista Vilas Praia das Tartarugas | Horário de Funcionamento: a partir das 11am.

O MELHOR ACARAJÉ DE TRANCOSO

 

Acarajé da Chica

Em uma esquina despretensiosa, um pouco afastada do Quadrado, fica o Acarajé da Chica, considerado por muitos o melhor acarajé de Trancoso.

O restaurante é simples, mas bastante original. A cozinha é comandada pela nativa Chica e suas meninas, que preparam acarajés a outros petiscos nordestinos como porção de carne de sol, macaxeira e caldinhos variados.

Para acompanhar, o cardápio conta com uma boa seleção de sucos naturais, ou então, melhor ainda, aquela cervejinha gelada.

Endereço: Rua Alfa 1593 (ao lado da UPA) | Funcionamento: a partir das 18h.

PARA ESTENDER A NOITE…

Restaurante Jacaré

restaurantes trancoso
Crédito das fotos: Restaurante Jacaré

Com ambiente descolado e uma excelente seleção de pratos nacionais e internacionais, o Jacaré é o lugar ideal para reunir os amigos para um jantar sem hora para acabar.

Localizado em uma esquina de frente para a entrada do Quadrado, o cliente tem a opção de aproveitar um drink com aperitivos no lounge, ou então um jantar mais elaborado no salão. A equipe, extremamente atenciosa, deixa a experiência ainda mais agradável.

Entre as delícias imperdíveis do Jacaré estão o tartar de salmão, o steak au poivre com fetuccine na manteiga e sálvia e a parrilla uruguaia. O cheesecake de nutella com calda de frutas vermelhas é a receita certa para encerrar a noite com chave de ouro.

Endereço: R. Carlos Alberto Parracho, 121 | Horário de Funcionamento: a partir das 7pm.

Restaurante El Gordo

restaurantes trancoso
Crédito das fotos: Restaurante El Gordo

Outro restaurante com ambiente super gostoso e charmoso no Quadrado de Trancoso!

O El Gordo fica localizado na beira da piscina do hotel de mesmo nome e oferece uma vista panorâmica belíssima para o mar e para a mata nativa. Quem comanda a cozinha há mais de 15 anos é o chef Wladimir Umezu, que elabora receitas autorais tendo como influência as gastronomias mediterrânea, brasileira e asiática.

O cardápio é bem diversificado e os carros-chefe incluem pratos à base de pescados e frutos do mar, além de carnes especiais. De propriedade de um empresário português, o menu apresenta alguns clássicos lusitanos como o Polvo a Lagareiro e o Bacalhau a Gomes de Sá.

O El Gordo também conta com um bar descolado com uma ótima seleção de drinks originais, sendo uma boa opção para aquela tarde de cocktails à beira da piscina, ou um happy hour no final da tarde.

Endereço: Praça São João Batista Quadrado | Horário de Funcionamento: a partir das 13h.

Ginger

Situado no Beco do Quadrado, logo ao lado do Capim Santo, o Ginger é um dos bares do momento de Trancoso.

O espaço interno é bem pequeno (são apenas duas mesas), mas o gostoso mesmo é ficar em uma das mesas improvisadas do lado de fora, montadas entre muretas, pufs e almofadas.

A carta de drinks do Ginger é bem completa, tendo desde os clássicos, a cocktails autorais como o Ginger (que dá nome à casa), feiro com gengibre, suco de limão, gin, óleo essencial de limão siciliano e menta. Simplesmente maravilhoso.

Já para o jantar, a proprietária do local, Ana Paula, traz quase que todo dia uma novidade diferente inspirada na culinária asiática. Pratos com muita criatividade e afeto, que misturam temperos, ervas e infusões e vão super bem com os drinks. 

Endereço: R. do Beco – Quadrado | Horário de Funcionamento: a partir das 7pm.